top of page

DESENVOLVIMENTO INFANTIL - 1º SETÊNIO

  • Janaina Sperling Velloso
  • 3 de set. de 2020
  • 2 min de leitura


1º SETÊNIO – 0 A 7 ANOS A ESTRUTURAÇÃO DO CORPO FÍSICO BASE CORPÓREA DA NOSSA SAÚDE


Um dos temas que amo sobre o desenvolvimento humano são os setênios. Fico imaginando como o mundo seria se uma grande maioria de pais reconhecessem seus filhos como um Ser em desenvolvimento com suas características individualistas; e soubessem acolhê-los, nutri-los e amá-los, honrando e respeitando quem são e entendendo tudo que eles irão precisar em sua jornada.


No ventre materno, onde a criança germinava tal qual semente abrigada pela escuridão da terra, o seu “estou aqui” era sentido pelo movimento na barriga ou pelo som do batimento cardíaco. Muitas vezes a mãe até sonha com o nome da criança. É a própria individualidade da criança. Porém não é só a individualidade, mas são todas as hierarquias celestes que participam da formação de um novo ser humano, repetindo o ato da criação do homem dos primórdios da humanidade.


Com nosso pensar podemos ir ao passado, ao futuro, a países longínquos, às alturas cósmicas e profundezas terrestres.

Estes três passos de desenvolvimento do ser humano são à base de todo desenvolvimento posterior.

Somente quando esta está parcialmente cumprida, aparece o primeiro momento de consciência em que a criança se percebe como individualidade própria, usando a palavra “eu”.


São percepções sensoriais que vão despertando a criança para o mundo e, ao mesmo tempo, para seu corpo, pois essas impressões entram profundamente em seu organismo, contribuindo para a plasmação de todos os seus órgãos.

Essas “impressões” serão a base para a futura ligação com a terra, os reinos da natureza, o ambiente. Em suma determinarão se a criança irá se sentir bem ou não na Terra.


A criança está em constante movimento, em ação, experimentando os elementos que a rodeiam. Nessa fase ela aprende por imitação, os pais servirão de exemplo a ser imitado.

Portanto , isto implica na autoeducação dos próprios pais.

Nesta fase a criança está totalmente aberta, admira tudo que a rodeia, é confiante. Para um bom desenvolvimento nessa fase a criança necessita de calma e tempo, alimentação e sono em ritmos adequados.


O primeiro setênio é à base da nossa saúde corporal. Todo aprendizado nessa fase é a nível orgânico.

As crises também transcorrem nesse nível; são globais, atingem o organismo todo e se manifestam através das doenças infantis.


A CHEGADA DOS 7 ANOS


Aos sete anos, a criança passa por uma nova fase. Ela sai do ambiente doméstico, familiar, e vai para a escola. Para algumas, isto significa uma pequena crise e medo; para outras, um sentimento de autoafirmação, orgulho, libertação.


Comments


bottom of page